Muito já se falou sobre os benefícios de ler todos os dias, tanto em nível pessoal quanto social. Inclusive, há campanhas em prol da leitura quase todo ano. De fato, os benefícios são múltiplos. Ler aumenta o conhecimento, o vocabulário, a cultura e o senso crítico, só para citar algumas das vantagens mais conhecidas.  Mas há até indícios de que a leitura também confere proteção contra doenças com Alzheimer, diminui os níveis de estresse e ansiedade e tem uma correlação com mais dinheiro e sucesso profissional. Em suma: ler é maravilhoso e deve ser feito todos os dias, sem contraindicações.

Mas e escrever? Pouco se fala sobre os benefícios da escrita. No entanto, há de se reconhecer que, embora a leitura seja muito estimulante, é evidente que a escrita é ainda mais benéfica para o cérebro. Além da imaginação e do senso crítico, que são também acionadas na leitura, escrever é um processo criativo. Nesse sentido, é mais ativo e requer um esforço maior. Escrever nos obriga a pensar mais, melhor e com maior profundidade.

Sendo um processo inerentemente introspectivo, escrever promove um outro nível de autoconhecimento. Arrisco dizer que a leitura pode nos inspirar e nos tocar, mas só a escrita nos leva às profundezas, revelando nossas sombras e desejos mais íntimos. Jung disse: “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”. Escrever é – entre outras coisas – dar espaço a esse olhar.

Por fim, vale a pena lembrar o óbvio: para ler é preciso que alguém antes escreva. Para aprender com muita gente e conhecer mundos novos, é preciso que mais gente escreva. Cadê o incentivo para a escrita? Quantas reflexões importantes, histórias fascinantes e experiências inspiradoras estamos deixando de conhecer porque falta às pessoas o hábito e a habilidade de escrever?

Portanto, vamos escrever mais. Todos os dias. Para pensar e nos comunicar melhor. Como ferramenta de autoconhecimento e modulação emocional Mas, sobretudo, para contar nossas histórias, que são únicas e merecem ser compartilhadas.

Se você gostou deste artigo, te convido a conhecer meu curso online de Autoconhecimento através da Escrita. O curso é para quem quer se autoconhecer, se comunicar de forma mais autêntica, desenvolver o hábito de escrever e aprender a lidar melhor com as suas emoções.