Não nasci escritor. Comecei a escrever dez anos atrás, como uma maneira de aliviar os sentimentos que tomavam conta de mim. Recentemente, me dei conta de como escrever mudou a minha vida. Não apenas me deu uma carreira, um propósito e uma fonte de renda, como me colocou em contato profundo comigo mesmo, e isso foi essencial para o meu crescimento. 

Pesquisando sobre os benefícios da escrita, descobri o quanto escrever pode nos transformar, mesmo que o objetivo não seja tornar-se escritor. Veja abaixo 5 benefícios da escrita capazes de transformar sua carreira.

1. Ajuda a pensar

Escrever organiza nossos pensamentos. Quando criamos um texto, juntamos ideias, criando conexões e argumentos. Usamos nosso pensamento lógico, somos instigados a preencher lacunas pesquisando e buscando dados, o que engaja ainda mais o nosso cérebro. 

2. Desperta a criatividade

O ato de escrever ativa muitas regiões do nosso cérebro. Essa atividade é o que cria novas conexões. E o que é a criativdade senão novas formas de conectar a mesma informação? Na escrita – especialmente uma escrita mais solta, menos técnica – somos convidados a fazer perguntas, buscar imagens, resgatar conceitos e soluções de todo nosso repertório de vida. Dessa exploração “sem fins lucrativos” podem surgir ideias e soluções muito valiosas.

3. Fortalece seus argumentos

Quando nos preparamos para uma conversa difícil ou uma negociação, escrever nossos argumentos antes nos ajuda a entrar na cabeça do outro, nosso interlocutor. Escrevendo e depois lendo nossos pontos, podemos nos aproximar do que o outro vai pensar, argumentar, retrucar. Assim, podemos revisar e fortalecer nossos argumentos. Escrever traz o distanciamento necessário para melhorar.

4. Aumenta a inteligência emocional

Explorar nossas emoções e reações pelo meio seguro da escrita, passamos a conhecer intimamente nosso território emocional. Ficamos mais espertos com nossos gatilhos, nossas sombras, nossas tendências. Escrever também amplia nossa empatia, de forma que passamos a “ler” melhor o outro também. Assim, ficamos menos reféns das nossas emoções – e das emoções alheias.

5. Ilumina o nosso propósito

No livro Comece pelo porquê, Simon Sinek explica que o sucesso de muitas empresas se deve a um claro senso de propósito. Escrever – ou, especificamente, o autoconhecimento gerado pela escrita – é uma das formas mais poderosas de nos conectar com nossa essência, nossas motivações intrínsecas e, por consequência, nosso propósito.

Se você gostou deste artigo, te convido a conhecer meu curso online Escrita e Autoconhecimento: A arte de se encontrar através da palavra. O curso é para quem quer se autoconhecer, se comunicar de forma mais autêntica, desenvolver o hábito de escrever e aprender a lidar melhor com as suas emoções.