Quem ganha a vida criando muitas vezes se sente refém da bendita inspiração. Quando ela aparece, é uma maravilha: as ideias pipocam sem esforço, os dedos voam sobre as teclas, o tempo dá uma parada e até a fome sai para comprar um cigarro e não volta.
Mas e quando estamos vazios de ideias, sem saber como sair da página em branco ou dar seguimento àquele projeto tão importante? É tentador ficar se autoflagelando com sentimentos de culpa, cobranças e críticas duras. Mas isso raramente funciona, não é mesmo?
Aprendi que outras atitudes mais leves, mais divertidas, podem ser bastante eficazes. Aqui vão algumas que já funcionaram para mim:
1 - Ler um livro
Não precisa escolher um livro relacionado à tarefa em questão. Aliás, é melhor ainda se o livro não tiver uma ligação clara com o que você está criando. Também não pense que precisa chegar até o final do livro para sentir os efeitos. Basta saber que a leitura faz o seu cérebro descansar determinadas partes e trabalhar as áreas relacionadas à imaginação e criatividade. Permita-se essa viagem.
2 - Escrever
O ato de escrever ajuda você a organizar seus pensamentos e enxergar seus objetivos, além de estimular a ligação de ideias e imagens de formas inéditas. Do ritmo do traçado da caneta no papel, nascem pensamentos, perguntas, possibilidades. Faça uma lista, esboce um parágrafo sobre suas ideias, despeje seus sentimentos no papel, dê espaço para maluquices ou devaneios. Brinque e a inspiração sairá do esconderijo para brincar contigo.
3 - Limpar a casa
Limpar a casa ou arrumar o quarto é uma atividade monótona e física. Enquanto nos movemos e fazemos algo corriqueiro, podemos ter insights para problemas que precisamos resolver. Tomar banho também funciona, mas arrumar a casa ainda traz a satisfação de ter cumprido uma tarefa (chata) da sua lista de afazeres.
4 - Pesquisar
É muito provável que outras pessoas tenham tido ideias ou feito coisas relacionadas àquilo que você está buscando. Por isso, pesquisar sobre elas é uma maneira interessante de vislumbrar soluções e caminhos possíveis. Uma dica: mesmo na hora de pesquisar, pense fora da caixa. Se você é escritor, não pesquise apenas autores parecidos ou textos em geral; veja filmes, vá a um museu, veja um chef renomado montando um prato.
5 - Passar tempo na natureza
A natureza tem um poder inacreditável de nos forçar a ficar em silêncio; acalma a mente, o coração e alma. Longe do ruído da civilização e de seu ritmo frenético, é como se o corpo entrasse em uma sintonia diferente. De repente, conseguimos ouvir ou enxergar aquilo que antes estava enterrado por baixo de todos aqueles pensamentos mundanos e do estresse diário. Parece mágica (e quem disse que não é?).
Você já experimentou algumas dessas estratégias? Tem alguma outra dica milagrosa para resgatar a inspiração ou despertar a criatividade?